sexta-feira, 1 de março de 2013

Pato no forno



Esta receita foi feita pela minha mãe. Cá em casa comemos a maior parte das vezes arroz de pato, por isso desta vez a minha mãe pediu-me uma receita diferente. Depois de pesquisar nas várias receitas que tenho, encontrei esta que vi no blog Uma pedra de sal. Cá em casa gostámos muito. O agre do citrino, misturado com a doçura do mel resulta muito bem. Acompanhou com arroz de miúdos feito no forno e grelos cozidos.


1 pato com cerca de 2 kg (com pele e arranjado para assar),2 laranjas,2 colheres de sopa de molho de soja,2 colheres de sopa de mostarda,2 colheres de sopa de mel,coentros qb,4 dentes de alho + uma cabeça de alhos, 200 dl de vinho branco,12 cebolinhas,Batata para assar qb,sal qb,azeite



No dia anterior colocar o pato numa marinada com o sumo de laranja.
No próprio dia esmague os dentes de alho, com o sal, o mel, a mostarda, coentros picados a gosto e o molho de soja e barre bem o pato. Coloque-o numa assadeira com um pouco de azeite e adicione a marinada e o vinho branco. Coloque as batatinhas em torno do pato (utilizei batatas pequenas com casca), as cebolas descascadas e a cabeça de alhos cortada ao meio. Rectifique os temperos e coloque no forno a 180 graus, regando para a carne não secar, cerca de uma hora. Aumente o forno para 200 graus e deixe ganhar cor e caramelizar um pouco. Sirva quente.

O saboroso arrozinho..


1 comentário:

  1. Gosto muito da carne de pato mas como sou a unica ,acabo por nunca fazer.
    Esse ficou com muito bom aspecto.
    bj

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!